O Grupo a Capella, The Voices of Liberty (As Vozes da Liberdade), se apresenta diariamente no salão central do pavilhão The American Adventure, na Epcot. Normalmente, é um pré-show que acontece antes da apresentação principal. Além de já terem cantado para 5 ex-presidentes dos Estados Unidos, eles também participam do Candlelight Processional, um evento anual na Epcot, na época de natal e em outros eventos pelo país.
No vídeo abaixo, temos o grupo A Capella chamado The Voices of Liberty cantando o hino "My Country, Tis of Thee". Escolhi esse tema em homenagem à Independência dos Estados Unidos, celebrada ontem (04 de Julho). Esta é uma versão épica e imperdível! Após o vídeo, terminamos o post de hoje com um pouca da história desse hino!!! E Feliz Aniversário para os Estados Unidos da América!
Samuel Francis Smith (Autor do Hino) recebeu vários livros alemães de Lowell Mason, um amigo, em 1831. Olhando os hinos alemães no início de 1832, Smith foi levado a escrever um poema que chamou de "América", que ele pretendia que fosse uma canção nacional dedicada aos Estados Unidos. Ele escreveu a letra em cima da melodia da canção britânica "God Save the King", hino nacional daquele país. A melodia era popular em muitos países europeus, onde diferentes versões haviam sido escritas desde a sua origem, que é datada do século XVII até a década de 1740. A melodia também não era nova nos Estados Unidos. Antes desta versão definitiva do sr. Smith, a música tinha sido cantada nos Estados Unidos para letras com títulos como "God Save the Thirteen States" e "God Save the president".
A primeira apresentação pública de "My Country, Tis of Thee" aconteceu no dia 04 de julho de 1832, na Park Street Church em Boston, em uma escola dominical durante uma celebração infantil. No início do século XXI a música ainda era realizada em ocasiões patrióticas, embora não fosse mais tão popular quanto o hino nacional dos EUA, o "Star-Spangled Banner" (1814) ou o hino patriótico "America the Beautiful" (1863 ).
Mesmo assim, nos Estados Unidos, desde cedo as crianças aprendem a cantar o hino que foi alçado à imortalidade pelo grande Martin Luther King, em inesquecível discurso que proferiu nas escadarias do Lincoln Memorial, no momento crucial da Marcha sobre o Pentágono, pelos direitos civis, na primavera de 1963. Tomando de empréstimo a letra do hino, rogou que a liberdade ressoasse em cada colina, de norte a sul, de New Hampshire à Califórnia, e ao longo de todo o Mississippi, até que a promessa original dos Estados Unidos valesse para todos os seus cidadãos. “Se a América estiver destinada a ser uma grande nação”, clamou, “isso se tornará realidade.”
Bibliografia:
James, Robert Branham, and Stephen J. Hartnett. Sweet Freedom's Song: "My Country 'Tis of Thee" and Democracy in America. New York: Oxford University Press, 2002.
Smith, Samuel Francis. Papers, 1834–1936. Library of Congress, Washington, D.C.
Todd, Mike. "America." An American Encyclopedia. Available at http://miketodd.net/encyc/americasong.htm
Paine, Thomas em "O Direito dos Homens"